Guimarães eleita a Capital Europeia da Cultura 2012
Guimarães será a Capital Europeia da Cultura em 2012, juntamente com uma cidade eslovena, ainda por designar.
O anúncio foi feito pela Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, no seguimento do Conselho de Ministros informal, realizado no dia 7 de Outubro, em Guimarães.
A escolha de Guimarães para Capital Europeia da Cultura deverá ser anunciada formalmente nos dias 13 e 14 de Novembro, em Bruxelas.
Esta iniciativa da União Europeia pretende promover uma cidade da Europa, de forma a que esta tenha a oportunidade de apresentar à Comunidade Europeia o seu desenvolvimento cultural, facilitando o conhecimento mútuo entre os diversos países da União Europeia.
Os motivos que pesaram na escolha de Guimarães passaram pelo facto da cidade, considerada a cidade berço, apresentar “uma requalificação exemplar levada a cabo no seu Centro Histórico, e dispor de óptimas acessibilidades e infra-estruturas”, tal como salientou a Ministra da Cultura. Isabel Pires de Lima recordou ainda que Guimarães foi classificada pela UNESCO Património da Humanidade.
O Centro Cultural Vila Flor, as galerias Gomes Alves, o Laboratório das Artes, assim como o Museu Alberto Sampaio, o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, entre outros, constituem a lista dos espaços culturais que Guimarães poderá utilizar como forma de se auto-promover em 2012.
Na sequência da nomeação de Guimarães para Capital Europeia da Cultura em 2012, a cidade de Coimbra, que estava na corrida pela nomeação, contestou a escolha do Governo Português. Em declarações ao jornal Diário de Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, assumiu estranhar que a decisão do Governo tenha sido anunciada tão cedo, surpreendendo os próprios autarcas vimaranenses.