« Home | Sismo na Indonésia mata mais de 70 pessoas » | Regina Pessoa com “Final feliz” no Tricky Womem Award » | “O Labirinto do Fauno” vence Fantasporto » | Cheias voltam a assolar Moçambique » | You Tube vai pagar criatividade dos utilizadores » | Nicolas Sarkozy é candidato às presidenciais franc... » | Videoteca Municipal de Braga dedica ciclo ao cinem... » | Trinta e dois jornalistas mortos no Iraque em 2006 » | David Fonseca e Dead Combo brilham numa Tempestade... » | Filipe La Féria comanda Rivoli »

Pedro Burmester e Alexei Eremine dão concerto em Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, recebe os pianistas Pedro Burmester e Alexei Eremine para um concerto de música clássica a dois pianos. O espectáculo realiza-se no dia 17 de Março.

O público vai poder assistir à interpretação de algumas obras de conhecidos compositores, como Mozart, Grieg, Rachmaninov e Fernando Lopes-Graça, num estilo mais puro mas também num excepcional cruzamento de melodias.

Pedro Burmester terminou o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto, cidade de onde é natural, com a classificação de 20 valores. Iniciou-se na música aos 10 anos e já realizou mais de 500 concertos em vários países do mundo, nos quais foi diversas vezes premiado. Desde finais dos anos oitenta que mantém um duo com o pianista Mário Laginha, com quem gravou o álbum “Duetos”. A sua discografia inclui ainda trabalhos a solo com obras de Bach, Schumann, Schubert e Chopin. Em 2001 gravou “The Circle of Life”, com Alexei Eremine.

Burmester foi professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, organizou a programação musical do Porto Capital Europeia da Cultura e foi responsável pelo projecto Casa da Música do Porto, da qual é o actual director artístico.

Alexei Eremine nasceu em Moscovo, na Rússia, país onde terminou o Curso Superior no Instituto Pedagógico de Gnessin. Em 1989, foi um dos membros fundadores do Quarteto com Piano de Moscovo (MPQ), a primeira formação do género na Rússia. Desde 1993 que o MPQ se tornou «Quarteto Residente» de Cascais, município onde realiza anualmente dez concertos.

Quando acabou o seu curso foi convidado para leccionar Piano e Música de Câmara no Instituto Gnessin, tornando-se o professor mais jovem do ensino superior musical em Moscovo.Entre 1993 e 1996 foi professor de piano na Escola Profissional de Arcos do Estoril.

Os bilhetes para assistir ao concerto, com início marcado para as 22h00, no Grande Auditório do CCVF, podem ser adquiridos por 7,50€ e 10€.


Foto: www.musica.gulbenkian.pt

*Texto editado no ComUM online