Serralves promove conferências com figuras de relevo mundial
Entre 29 de Março e 13 de Dezembro, a Fundação de Serralves, no Porto, recebe 12 figuras de relevo mundial nas áreas da Filosofia, Educação, Biologia e pensamento político actuais, durante o ciclo de conferências «Crítica do Contemporâneo».
No âmbito da reflexão e do debate sobre a sociedade contemporânea, a Fundação de Serralves vai receber, entre Março e Dezembro, um ciclo de 12 conferências internacionais – divididas em três grupos de quatro, dedicadas às temáticas da Política, da Educação e da Biologia.
No âmbito da reflexão e do debate sobre a sociedade contemporânea, a Fundação de Serralves vai receber, entre Março e Dezembro, um ciclo de 12 conferências internacionais – divididas em três grupos de quatro, dedicadas às temáticas da Política, da Educação e da Biologia.
“Os conferencistas convidados são, todos eles, figuras maiores a nível mundial”, anuncia a Fundação em comunicado. Entre eles estão Giacomo Marramao, Giorgio Agamben, Peter Sloterdijk e Jacques Rancière, bem como notáveis professores e cientistas de universidades como Harvard e Oxford.
O programa, cuja coordenação está a cargo de Rui Mota Cardoso, Psiquiatra e Investigador Sénior do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), tem início no dia 29 de Março com a primeira de quatro conferências dedicadas à Política, comissariadas por António Guerreiro e moderadas por Guilherme de Oliveira Martins. A primeira intervenção, cujo título é “O Mundo e o Ocidente, hoje: sobre as formas do conflito na era global”, será a do professor de Filosofia Política italiano Giacomo Marramao, autor de livros importantes onde trata de questões centrais da política moderna.
Segue-se, a 12 de Abril, a conferência de Jacques Rancière, escritor, filósofo, professor e pensador fundamental, a nível mundial, na compreensão do que é hoje a política. Rancière versará sobre "As desventuras contemporâneas do pensamento crítico".
A terceira conferência, intitulada “A técnica na sua relação com o humano”, está agendada para 3 de Maio e será da responsabilidade de Peter Sloterdijk, filósofo alemão e professor da Universidade de Karlsruhe, um dos mais importantes pensadores da Razão política, social e cultural contemporânea.
A fechar o bloco de Política realiza-se, a 8 de Maio, a conferência do filósofo italiano Giorgio Agamben que abordará o tema “A teologia política e económica do nosso tempo”. Agamben é uma figura fundamental no pensamento político contemporâneo, com uma irradiação internacional que o colocam num lugar de enorme influência.
O segundo bloco de conferências é dedicado à temática da Educação e tem como comissário Manuel Costa e como moderador Alberto Amaral. A primeira conferência deste bloco ocorre a 15 de Maio, com Eric Mazur e o tema “Alunos no papel de professores”. Eric Mazur é Professor na Universidade de Harvard.
A 29 de Maio é a vez do Norte-americano John R. Jungk, Professor do Beloit College, no Wisconsin, EUA, dedicar a sua conferência ao tema “Uma estética alternativa: Arte & Biomatemática”.
No dia 12 de Junho, segue-se a conferência de Tom Schuller sobre “Os benefícios sociais de aprender”. Schuller é inglês e é director do Centre for Educational Research and Innovation (CERI), organismo da OCDE.
O último conferencista deste bloco dedicado à Educação será William Schmidt (Universidade do Michigan, EUA) que, a 26 de Junho, abordará o tema “Educação: da Investigação às Políticas”.
O terceiro e último bloco de conferências, moderadas por Manuel Sobrinho Simões, será dedicado à Biologia e trará a Serralves um quarteto de conferencistas seleccionados pelo Comissário António Amorim. A primeira sessão dedicada à “Diversidade genética humana” realiza-se a 18 de Outubro com o catalão Jaume Bertranpetit, professor catedrático de Biologia na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.
A 15 de Novembro o Alemão Michael Krawczak protagoniza uma conferência sobre “Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina”. Krawczak é director do Instituto de Informática e Estatística Médica na Universidade de Kiel, na Alemanha.
Segue-se, a 29 de Novembro, a conferência de Tim Crow, sobre “As origens genéticas do Homo Sapiens moderno”. O professor Crow é inglês e director do Prince of Wales International Centre em Oxford.
A última conferência de todo o programa, a 13 de Dezembro, será da responsabilidade da Dra. Rosalind Harding, membro do Grupo de Genética Matemática no Departamento de Estatística do St. John’s College, Universidade de Oxford.
Todas as sessões terão lugar às 21h30, no Auditório de Serralves, a um preço de entrada de 5 Euros, com desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos.
*texto editado no ComUMonline