« Home | Música e teatro em destaque na Casa das Artes » | Vitória perde pontos na luta pela subida » | “Futuro sem Intermediários?” debatido nas Jornadas... » | Velha-a-branca procura inovar na programação » | “Concorri porque não fazia sentido continuar a esc... » | Alunos da Universidade do Minho distribuem poesia ... » | António Lobo Antunes vence Prémio Camões 2007 » | Blasted Mechanism apresentam “Sound in Light” » | Serralves promove conferências com figuras de rele... » | Vitória de Guimarães vence Gil Vicente e coloca eq... »

Gala de jovens fadistas desperta novos talentos

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão vai acolher a I Gala de Jovens Fadistas de Vila Nova de Famalicão. O evento realiza-se no próximo dia 15 de Abril, pelas 17h00 e está iserida na quinzena da Juventude denominada " Jovem.com" 2007.

Sete jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos sobem ao palco para interpretar temas como "Ó Gente da Minha Terra", de Mariza, "Oiça lá o Senhor Vinho", de Amália Rodrigues, ou "Lisboa Menina e Moça" de Carlos do Carmo, entre muitos outros.

O evento que terá como padrinhos os artistas famalicenses Patrícia Margarida e Pedro Mourão, dois artistas com provas dadas na música popular. Os participantes tiveram o apoio das aulas de canto da ArtEduca, Associação de Ensino e Artes.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, explica que "o fado é um género musical muito apreciado no concelho, tendo-se assistido nos últimos anos ao reaparecimento de um interesse cada vez maior, entre as gerações mais novas". "Foi neste âmbito que surgiu a ideia da Câmara Municipal organizar a Gala dos Jovens Fadistas, uma iniciativa de inegável qualidade que dará, certamente, um contributo muito positivo para este ressurgimento do fado no nosso concelho", esclarece o presidente em comunicado.

“Jovem.com” apresenta programa diversificado

Para além da Gala dos Jovens Fadistas, o “Jovem.com” 2007, que decorre até ao próximo dia 15, conta com uma programação repleta de actividades diversificadas que passam pelo desporto, cultura, debates e visitas guiadas, entre muitas outras.

Do rol de iniciativas merecem especial destaque a Experiment@Rádio e a Experiment@Tv, duas actividades inovadoras, que envolvem a Famalicão TV e as rádios Cidade Hoje e Digital, órgãos de comunicação social locais. A actividade decorre no próximo dia 10 de Abril e é composta por programas em directo das Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, constituindo uma oportunidade única para os jovens conhecerem de perto o papel dos Media.

Os debates envolvendo as juventudes político-partidárias (JSD, JS, JCP, e BE) voltam a ter um lugar de destaque nesta quinzena da Juventude. No dia 11 de Abril, pelas 21h00, a Casa das Artes recebe os jovens para debater o tema "A Geração Política no Futuro".

Os desportos radicais são uma presença quase diária ao longo do “Jovem.com”, com a promoção de rappel, slide, tiro com arco, touro mecânico, paint-ball, entre muitos outros, no Parque de Sinçães, junto à Casa das Artes.

Destaque ainda para a II Mostra de Dj's, uma iniciativa que coloca os jovens com gosto pela mistura de músicas, a animar vários bares do concelho. Teatro e cinema completam esta quinzena que, de acordo com Armindo Costa, "reflecte a aposta da autarquia numa política da juventude assente na valorização das estruturas associativas e na criação de infra-estruturas e equipamentos destinados a servir os jovens, nas suas mais variadas actividades, assim como na dinamização de iniciativas vocacionadas para os jovens".
*texto editado no ComUmonline