« Home | Adesão da Turquia à UE não está para breve » | Moscovo e Londres ensaiam reconciliação » | Primeiro-ministro quer massificar acesso a computa... » | Jornalismo de investigação e jornalismo online deb... » | Portugal recebe Ministros da Cultura da Europa » | RUM celebra maioridade com programa cultural » | Enterro da Gata' 07 » | Folia de Blasted Mechanism na grande viagem Enterr... » | Xutos e Da Weasel no Enterro da Gata » | Mafalda Veiga abre palco do Enterro »

Doclisboa regressa com mais salas e sessões especiais


A edição deste ano do Doclisboa está a caminho. A decorrer entre 18 e 28 de Outubro, a organização do festival já comunicou algumas novidades: o alargamento das projecções aos cinemas Londres e São Jorge, a realização de uma maratona de cinema documental e a antestreia de “Sicko”, de Michael Moore são apenas algumas das anunciadas.

As salas da Culturgest eram, desde a primeira edição do festival em 2003, o espaço exclusivo de projecção dos documentários. No entanto, com o número crescente de espectadores e com a necessidade de exibir filmes das sessões paralelas e extra competição, a organização decidiu alargar o espaço para o cinema Londres. No cinema São Jorge vão ser apresentadas sessões escolares organizadas, uma matiné infantil e no último domingo do festival vai ser realizada uma maratona nas suas duas salas.

Além das habituais secções da competição, este ano o Doclisboa conta com sessões paralelas não-competitivas: “Diários filmados e autoretratos”, descrita pelo seu delegado, Augusto M. Seabra, como "uma oportunidade única de rever clássicos e raridades"; "Vento norte", sobre o cinema documental da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia; "Riscos e ensaios", que "visa reflectir sobre o próprio meio de expressão", devendo ser apresentadas "obras na fronteira entre a ficção e o documentário", segundo o referido pela organização e uma mostra retrospectiva dedicada ao realizador de origem polaca e cidadania inglesa, Lech Kowalski, onde vão ser exibidos 19 filmes deste realizador.

A V edição deste festival conta ainda com o "Docbreakfast", encontro de produtores e realizadores nacionais com representantes do mercado internacional, e com a "Galeria”, espaço criado para o diálogo entre as artes plásticas e o documentário.

A antestreia de “Sicko”, de Michael Moore, cujo tema aborda a segurança social norte americana e os seguros de saúde privados, e a exibição de “When the levees broke: A requiem in four acts”, de Spike Lee, sobre o furacão Katrina são duas exibições confirmadas no festival.

Este ano a Sony é o patrocinador oficial do Doclisboa, que recebeu pela primeira vez apoio do programa Media da União Europeia.

O festival distribui 10 prémios, sendo o Grande Prémio Cidade de Lisboa (7.000 euros) o de maior valor pecuniário.