« Home | RUM celebra maioridade com programa cultural » | Enterro da Gata' 07 » | Folia de Blasted Mechanism na grande viagem Enterr... » | Xutos e Da Weasel no Enterro da Gata » | Mafalda Veiga abre palco do Enterro » | Gata enterra-se em português » | Curtas de Vila do Conde com mais de 1.800 filmes » | Cultura portuguesa mostra-se em Moscovo » | Despedida para cumprir calendário » | Câmara de Braga organiza IV Concurso de Fotografia »

Portugal recebe Ministros da Cultura da Europa

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, revelou que Portugal vai receber, em Setembro, o Foro Cultural dos Ministros da Cultura da Europa. A notícia foi dada esta sexta-feira, em Ponte de Sor, na inauguração da Fundação António Prates.

Isabel Pires de Lima declarou que Portugal vai receber, de 26 a 28 de Setembro, o Foro Cultural dos Ministros da Cultura da Europa, que "servirá para ouvir a sociedade civil, mecenas e empresários, para debater a nova agenda cultural europeia".

A fundação António Prates, inaugurada sexta-feira, conta com um espólio com cerca de três mil originais e mais de cinco mil cópias de arte contemporânea, para além de uma vasta colecção de manuscritos, numa avaliação superior a oito milhões de euros, doada pelo próprio António Prates.

"Colecciono arte como colecciono cintas de charuto, carteiras de fósforos, rádios antigos...", afirma António Prates.

Walfredo Sangareau foi o arquitecto responsável pelo edifício sede da Fundação. Em declarações à Lusa o arquitecto afirmou que "foi um enorme desafio transformar uma fábrica de descasque de arroz numa fábrica de cultura". Referiu ainda que temeu não poder assistir em vida à inauguração do espaço, cujo último risco fez "há dez anos".

Turismo português deve apostar na cultura

Na inauguração a ministra defendeu ainda que Portugal deve implementar um turismo que se centre também na cultura e que não se esgote no sol e na praia.

Aludindo à abertura recente do Museu Colecção Berardo, em Lisboa, do Museu de Arte Contemporânea, em Elvas, e aos quais se junta agora a inauguração da Fundação António Prates, Isabel Pires de Lima afirmou, segundo a RTP, que "descentralizar não se faz descentralizando gabinetes, faz-se no terreno, com políticas que criem novos pólos culturais".

Segundo a ministra da cultura, o "investimento em Cultura não tem retorno visível mas é duplamente produtivo: ao nível da formação e da fruição estética por um lado e ao nível financeiro, em algumas áreas culturais, por outro. Não é por acaso que ouvimos hoje falar de economia criativa".