« Home | Despedida para cumprir calendário » | Câmara de Braga organiza IV Concurso de Fotografia » | IX Jornadas de Contos findaram hoje em Braga » | Goleada na cidade berço » | Sarkozy é o novo Presidente da França » | Rio Ave tropeça e Guimarães aproxima-se da subida » | Biblioteca Lúcio Craveiro com novo horário » | Multiusos acolhe ExpoGuimarães » | Sarkozy e Royal disputam segunda volta » | Militantes de extrema-direita detidos pela Judiciária »

Cultura portuguesa mostra-se em Moscovo

Três museus portugueses vão participar nas comemorações do 150º aniversário da Galeria Tretyakov de Moscovo, um dos maiores museus da arte russo, na sequência da cimeira Portugal-Rússia, que decorre até dia 29 em Moscovo e que conta com a presença de José Sócrates.

A exposição "Europa, Rússia, Europa" tem como objectivo apresentar ao público russo obras-primas da arte europeia. Na iniciativa participam três museus de cada um dos 27 membros da União Europeia.

Portugal está representado na exposição pelo Museu Nacional da Arte Antiga de Lisboa, com o quadro "Anunciação", do pintor renascentista português Garcia Fernandes (1514-1565), pelo Museu Nacional do Azulejo que exibe "Espaldar de banco" e pelo Museu do Chiado que mostra o quadro "Lisboa-Orupesa" de Joaquim Rodrigo (1912-1997).

Entre 30 de Julho e 4 de Agosto, a bailarina e coreógrafa portuguesa Clara Andernett dirige um "laboratório" de dança moderna para bailarinos e coreógrafos de várias regiões da Rússia. A Companhia Nacional de Bailado vai subir ao palco do Teatro Stanislavsky com o bailado "Pedro e Inês".

Antes disso, no mês de Outubro, filmes portugueses vão estar presentes no Festival de Cinema de Kalininegrado, organizado pela União Europeia. Entre 15 de Outubro e 30 de Novembro, o Museu Nacional de Arquitectura Chussev de Moscovo acolhe uma exposição sobre a vida e obra do arquitecto português Siza Vieira.

Obra do compositor português Armando José Fernandes estreia em Moscovo

A representar Portugal vai estar ainda o Schostakovich-Ensemble, agrupamento dirigido artisticamente pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, que vai interpretar pela primeira vez na Rússia o "Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo" do compositor português Armando José Fernandes.

O único concerto realiza-se no próximo dia 4 de Junho na Sala Rakhmaninov do Conservatório Estatal de Moscovo e foi organizado com o apoio da Embaixada de Portugal na Federação da Rússia e do Instituto Camões.

A segunda parte do concerto será preenchida pela interpretação do célebre "Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo Nº2. Opus 26" do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897).

Para este concerto, o Shostakovich-Ensemble será formado pelo pianista português Filipe Pinto-Ribeiro e Tatiana Samouil (violino), Natalia Tchitch (viola) e Pavel Gomziakov (violoncelo), três destacados músicos russos da nova geração.
*Texto editado no ComUMonline