« Home | Folia de Blasted Mechanism na grande viagem Enterr... » | Xutos e Da Weasel no Enterro da Gata » | Mafalda Veiga abre palco do Enterro » | Gata enterra-se em português » | Curtas de Vila do Conde com mais de 1.800 filmes » | Cultura portuguesa mostra-se em Moscovo » | Despedida para cumprir calendário » | Câmara de Braga organiza IV Concurso de Fotografia » | IX Jornadas de Contos findaram hoje em Braga » | Goleada na cidade berço »

Enterro da Gata' 07


Está aí à porta mais uma edição do Enterro da Gata. Este ano o certame, organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), decorre entre os dias 11 e 19 de Maio, com um cartaz repleto de bandas portuguesas.

Como é hábito, a festa começa na sexta-feira, dia 11, com o velório da gata. A “gata” representa o insucesso escolar e é transportada pelas ruas de Braga seguida por um séquito que não pára de chorar a "finada". Terminada a “procissão”, segue-se a tradicional serenata, no Largo da Paço.

As noites do Enterro contarão com a presença de Anjos, Blasted Mechanism, The Gift, Da Weasel, Quim Barreiros e Xutos, entre outros. De destacar ainda a presença da Tuna Universitária do Minho, da Augustuna, da Afonsina e da Azeituna, todas elas tunas da Universidade do Minho.

De não esquecer também o Cortejo Académico, que se realiza na quarta-feira, dia 16, às 14h00.

Sendo esta a maior e mais importante festa da academia minhota e o evento mais aguardado pelos alunos desta universidade, para além de constituir um marco na história da cidade, o ComUM vai acompanhar tudo o que acontece durante o evento.

Sexta-feira, dia 11

O Enterro da Gata já arrancou e, como é habitual, as festividades começaram com o Velório da Gata. Depois do desfile fúnebre, acompanhado pelos estudantes vestidos a rigor, a noite terminou ao som da tradicional Serenata.

Sábado, dia 12

As noites de concertos já começaram no Enterro da Gata. A abrir o palco do Gatódromo bracarense esteve Mafalda Veiga e os Anjos. Apesar do mau tempo a festa foi animada, garantem os alunos da Universidade do Minho (UM), que puderam ainda contar com a actuação surpresa dos Papas da Língua.

Domingo, dia 13

O segundo dia do Enterro continua bem molhado, com a chuva a insistir juntar-se à festa. Apesar de tudo as expectativas dos alunos para a noite de concertos, que contou com a presença de Blasted Mechanism e MAU, mantiveram-se elevadas.

Terminadas as actuações o ComUM foi falar com os alunos da UM, que deram nota positiva às bandas que estiveram em palco nessa noite.

No fim das actuações o ComUM esteve à conversa com os MAU e com os Blasted Mechanism.

Segunda-feira, dia 14

Para este dia o cartaz do Enterro da Gata 2007 reserva aos estudantes a actuação de The Gift e X-wife. Apesar da melhoria do tempo, as expectativas dos alunos da UM não eram as melhores. Na origem da falta de interesse em relação às bandas poderá estar a repetitividade do cartaz e a escolha apenas de grupos portugueses.

Apesar de a princípio se terem mostrado pouco entusiesmados com as bandas escolhidas para actuar nesta noite, os estudantes parecem ter gostado do espectáculo dado por X-wife e The Gift.

Terça-feira, dia 15

Hoje é a vez de Da Weasel e Monstro Mau pisarem o palco do Gatódromo. Conhecidos de todos, e a actuar no Enterro pela segunda vez, dos Da Weasel os alunos esperam anciosos por mais um bom espectáculo. Embora menos conhecidos do público, os Monstro Mau não deixam de despertar a atenção dos estudantes minhotos, que aguardam com curiosodade para ver a banda em palco.

Terminados os concertos, o balanço da noite foi positivo tanto para os Da Weasel como para os Monstro Mau.

Quarta-feira, dia 16

A tradicional noite "pimba", depois do Cortejo Académico que decorreu durante a tarde, contou com a presença sempre muito aguardada de Quim Barreiros. Leonel Nunes foi o primeiro a actuar no recinto do Enterro da Gata, acompanhado pelo garrafão. As actuações de ambos os artistas proporcionaram uma noite bem animada, tanto para os alunos como para os cantores.

Quinta-feira, dia 17

Esta é já a última noite de euforia no Enterro da Gata. Xutos e Pontapés e Luna Vox foram as bandas escolhidas para encerrar o certame. Com o fim da semana académica, e impulsionados pelo ritmo animado de Xutos e Pontapés, os estudantes resolveram desfrutar ao máximo da noite, superando as expectativas em relação à venda de bebida alcoólicas. O ComUM andou a investigar e concluiu que é nas barracas de curso que os estudantes da academia mais gostam de consumir.

Galeria de fotos

Porque não há melhor forma de recordar um grande acontecimento do que voltar a vê-lo, o ComUM disponibiliza online fotografias das noites mais animadas da UM.